Pesquisa e Desenvolvimento na Celesc


Na busca por soluções para superar os desafios tecnológicos e de mercado em sua área de concessão, tendo como diretrizes a eficiência operacional e a confiabilidade do sistema elétrico, a Celesc tem investido crescentemente em seu Programa de P&D. Em 2014, mais de R$20 milhões foram aplicados. 


A Celesc iniciou seu programa de P&D em 2000, quando foi criada a lei que obriga as concessionárias de energia a investirem anualmente 0,75% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento e 0,25% em programas de Eficiência Energética.

 

Os projetos de P&D desenvolvidos no decorrer dos anos têm sido responsáveis pela qualidade percebida por mais de 2,7 milhões de unidades consumidoras na área de concessão, que corresponde a 92% do território de Santa Catarina.


Os recursos são procurados por empresas e instituições de pesquisas brasileiras de mérito reconhecido de todo o País.
Nos últimos anos, os projetos do P&D da Celesc têm sido direcionados a temas que seguem as últimas tendências do setor: qualidade e confiabilidade na distribuição de energia, transmissão de dados via rede elétrica, eficiência energética e medição.