logo-peecelesc-peqlogo-celesc

ANEEL PEE - horizontal colorido

Nossas notícias

Bônus Fotovoltaico - Acompanhe o andamento do projeto

2017-03-24 10:40:00

A distribuição dos equipamentos no estado foi feita de acordo com a divisão estadual em mesorregiões.

A quantidade de sistemas para cada mesorregião é diretamente proporcional ao número de Unidades Consumidoras Residenciais e à irradiância de cada mesorregião, conforme mapa abaixo.

BELF Dist

 

Lista de Interessados

Clique no link abaixo para a listagem de todas as tentativas de inscrição no projeto. Esta listagem conta com todas as 11925 tentativas de inscrição realizadas entre os dias 20 e 24 de fevereiro de 2017.
Lista de Interessados

Dessas 11.925 tentativas de inscrição, 5.220 foram aprovadas na primeira etapa de verificação e seguiram para a segunda etapa de verificação.

 

Etapas de Verificação

 

Na Primeira Etapa de Verificação são avaliados os seguintes requisitos:

A) O cliente deve estar adimplente com a Celesc (em todas as Unidades Consumidoras em seu nome). Débitos de Unidades Consumidoras que não estão mais em seu nome, mas que estavam em seu nome na época do débito também são consideradas;

B) A Unidade Consumidora deve ser RESIDENCIAL;

C) Deve haver um número de CPF cadastrado na Celesc para a Unidade Consumidora inscrita;

D) O consumo médio mensal dos 12 meses anteriores à data do cadastro deve ser de no mínimo 350,0 kWh. Para inscrições realizadas em fevereiro, isso equivale a somar os consumos de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017 e dividir por 12. Para clientes com mais de uma Unidade Consumidora em seu nome, é considerada a soma de todas as Unidades Consumidoras;

E) O interessado deve responder ao questionário, indicar que as informações são verdadeiras e indicar que está de acordo com as regras do projeto.

 

Na Segunda Etapa de Verificação são avaliados os seguintes requisitos:

A) O telhado deve possuir espaço suficiente para colocação dos módulos, ou seja, 20 m2 contínuos;

B) A inclinação da parte do telhado onde ficarão os módulos deve ser entre 15º e 35º;

C) A orientação da parte do telhado onde ficarão os módulos deve ser Norte (verdadeiro), com um desvio máximo de 30º.

 

Cronograma Preliminar de Instalação

 

Grande Florianópolis: abril – maio – junho

Norte: agosto – setembro – outubro

Oeste: setembro – outubro – novembro

Planalto Serrano: novembro

Sul: junho – julho

Vale do Itajaí: junho – julho – agosto – setembro

 

 

Marca e modelo dos materiais

 

Inversores (3 kW)

Marca: ABB

Modelo: UNO-3.0-TL-OUTD

 

Módulos (265 Wp)

Marca: JA Solar

Modelo: JAP6-60-265/4BB

Cada sistema do projeto é composto por 1 inversor e 10 módulos

 

Medição & Verificação Remota

 

O Projeto "Bônus Eficiente - Linha Fotovoltaica" é um projeto do Programa de Eficiência Energética ANEEL / Celesc.

Este programa prevê o monitoramento de todos os sistemas fotovoltaicos instalados por pelo menos um ano após a instalação.

Ao encerrarmos a instalação de todos os sistemas, o que deve ocorrer no final de 2017, será iniciado o monitoramento total dos 1000 sistemas, o que ocorrerá durante o ano de 2018 e por isso é importante o consumidor ter ciência de que não poderá desinstalar o sistema, e nem retirar a conexão com a internet até 2019.

 

 

 

Comentários   

 
0 #67 Aldo 16-01-2018 18:16
Chama-se isso de bi-tributação e está acontecendo em Santa Catarina. Estou preparando uma ação para que seja ressarcidos esses valores cobrados a mais.
Citar
 
 
+1 #66 Valcir Pandini 16-01-2018 14:31
Prezados, gostaria de saber de algum dos colegas que já está com o sistema em operação, como está sendo feito o desconto? Estou achando o abatimento "injusto", visto que estão me cobrando na fatura, valores mais altos por kw/h, bem como tarifas e impostos calculados em cima do valor total, e depois disso eles fazem a devolução do que foi gerado, e nesse caso devolvem por kW/h bem menos do que cobram. No final das contas, temos que comprar a energia mais cara, pagar por impostos e taxas, e na hora de receber o abatimento, recebemos menos pela nossa energia, e os impostos e adicionais de bandeira vermelha, etc.. não são devolvidos. Com isso a economia está bem menor do que imaginávamos, :sad: . Alguém mais já conferiu a fatura? O abatimento está justo? Se continuar assim vou demorar quase 6 anos só para recuperar o investimento, complicado.
Citar
 
 
0 #65 Edival Luiz 29-12-2017 00:15
Citando marcos antonio:
boa noite so para esclarecer fui muinto bem atendido pelo pessoal da engie projeto aprovado e estalado des do mes de outubro mas ainda nao esta em funcionamento.pessoal da celesc agora vem me dizer q temos q modificar padrao de entrada tao de brincadeira


Mesma coisa aconteceu comigo. Primeiro falaram que tinha que ter acesso externo. Depois tinba que trocar poste, por último ainda tive que podar árvores próximas. Agora nem estou mais com pressa de ativar de tanta dor de cabeça. Isso que ainda perguntei se precisava mudar alguma coisa na entrada quando o projeto foi aprovado e falaram que nao. E em nenhum momento tinha isso como pré requisito. Não tive saco para reler o contrato. Mas não lembro disso lá tambem. Pelo menos aqui em Joiville-SC eu acredito que é má vontade do técnico da Celesc.
Citar
 
 
0 #64 marcos antonio 29-12-2017 00:06
boa noite so para esclarecer fui muinto bem atendido pelo pessoal da engie projeto aprovado e estalado des do mes de outubro mas ainda nao esta em funcionamento.p essoal da celesc agora vem me dizer q temos q modificar padrao de entrada tao de brincadeira
Citar
 
 
-1 #63 LUIZ ALBERTO SCHMITZ 07-12-2017 12:28
Em relação ao projeto e aos resultados, realmente, é tudo muito bom, mas sugiro que fiquem atentos à instalação. Na minha casa tem goteira até hoje, devido a falhas na instalação dos módulos. Inclusive, no meu caso, a reposição de telhas quebradas não foi integral. Como não repuseram, mesmo após várias, reclamações, acabei comprando telhas por conta própria.
Citar
 
 
0 #62 LeonardoRZ 06-12-2017 16:40
Olá, Ruben! Não me preocupo quanto a seriedade do projeto! Sei que mais cedo ou mais tarde será finalizada a instalação do sistema! A questão aqui é o tempo para a completa instalação do sistema, pois me parece que faltou planejamento da empresa no processo como um todo, pois a pior parte do trabalho (digamos que 90% do total) já foi feita e ainda não está funcionando apenas pela indisponibilida de do inversor e instalação do medidor! Já poderia estar gerando energia limpa e economizando na conta de luz se esses equipamentos já estivessem disponíveis!! De qualquer forma, obrigado pelo comentário!
Citando RUBEN:

Olá! Não se preocupe! Projeto sério e responsável! Também paguei mais da metade antes da instalação completa e não me arrependo! Hoje está tudo instalado e funcionando! Obs: também tive que esperar o inversor por um tempo!
Citar
 
 
0 #61 RUBEN 06-12-2017 09:34
Citando LeonardoRZ:
Moro no Rio Tavares - Florianópolis, fui contemplado, me ligaram da Engie dia 17/nov, marquei a vistoria técnica para a semana seguinte dia 21/nov quando o engenheiro aprovou minha casa e já assinamos o contrato. À partir disso, a Engie entrou novamente em contato para agendar a instalação que foi totalmente executada (cabeamento e painéis) ontem e hoje (30/nov e 01/dez). O grande "mico" é que o inversor está em falta e está previsto para chegar somente em meados de janeiro!! Depois disso ainda temos que aguardar a troca do medidor pela Celesc. Pelo visto isso ainda vai longe!! E o primeiro boleto já vence agora dia 15/dez...


Olá! Não se preocupe! Projeto sério e responsável! Também paguei mais da metade antes da instalação completa e não me arrependo! Hoje está tudo instalado e funcionando! Obs: também tive que esperar o inversor por um tempo!
Citar
 
 
0 #60 RUBEN 06-12-2017 09:30
Citando Nelson:
Boa tarde. Fui aprovado na primeira fase na região da grande Florianópolis e foram em minha residencia posteriormente realizar a vistoria para verificar as condições de uma possivel instalação. Contudo ja se passaram meses e não obtive nenhuma resposta se minha residencia foi aprovada ou rejeitada. Gostaria de saber se existe alguma forma de verificar se ainda estou em alguma lista de espera ou se o programa ja foi encerrado na minha região.


OLÁ! No meu caso especificamente na visita do engenheiro , ele afirmou no dia da vistoria a aprovação do meu projeto, ele disse que seria desaprovado somente por quebra de contrato pois minha casa estava aprovada!
Citar
 
 
0 #59 giovani 05-12-2017 21:07
Citando giovani:
Citando Giovani:
Boa noite, recebi hoje os equipamentos para instalação, está agendado para dia 1/11 a instalação. Caçador/SC

Conforme cronograma foi instalado o sistema no dia 01/11/17.
Aguardado troca do medidor.

Foi realizada a troca dos medidores no dia 01/12/17, equipamento em funcionamento, produzindo energia.
Citar
 
 
0 #58 Juscelino Gaio 05-12-2017 19:31
:P Como acompanhar se fui aprovado?
Citar