PROGRAMA CELESC+ENERGIA – BID

Em 2016, a Celesc Distribuição S.A. iniciou tratativas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a finalidade de contratar empréstimo externo no valor de US$ 276,5 milhões, para executar um Programa Investimentos em Infraestrutura Energética (Programa Celesc+Energia), destinado ampliar e qualificar a distribuição de energia elétrica na área de concessão da Celesc-D.

A escolha do BID como agente financiador levou em consideração a experiência Estado de Santa Catarina na condução de programas de investimentos com viés em desenvolvimento social e econômico, além da disposição dessa agência de desenvolvimento multilateral em financiar investimentos contando com garantia soberana da União, o que resulta em financiamento com os menores encargos viabilizáveis pela Celesc-D na captação dos recursos.

Ao longo dos trabalhos de preparação do Programa a ser financiado, que contaram com a valorosa participação de técnicos da Celesc e do BID, foram definidos os seguintes objetivos e metas a serem alcançados:

  • Ampliação e modernização da rede de distribuição de energia elétrica para atender demanda projetada até 2022, compreendendo (i) o aumento da oferta GWh/ano, (ii) a redução percentual de subestações com carga superior a 90%, e (iii) a ampliação do número de usuários residenciais ligados na rede (novos usuários);
  • Melhoria da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica e de indicadores de gestão, compreendendo (i) redução dos indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC, (ii) redução dos indicadores de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC e (iii) redução de perdas elétricas totais (técnicas e comerciais);

Para atingir a estes objetivos e metas, o Programa foi dimensionado conforme as seguintes categorias de investimentos ou componentes:

  • Componente 1 - Ampliação e Melhoria do Sistema Distribuição de Alta Tensão, que representa 43,1% dos investimentos totais, considera implantação de novas subestações, ampliação da capacidade de transformação de subestações existentes, implantação de linhas de distribuição de alta tensão, estudos ambientais e projetos de engenharia, supervisão de obras, indenizações por direitos de passagem, compensação socioambiental e equipamentos para substituição e renovação em subestações.
  • Componente 2 - Ampliação e Melhoria do Sistema de Distribuição de Média e Baixa Tensão, que representa 47,8% dos investimentos totais, considera a aquisição e instalação de equipamentos, bem como a aquisição e instalação de medidores de energia elétrica.
  • Componente 3 - Fortalecimento Institucional, que representa 3,8% dos investimentos totais, considera o apoio à estratégia de gênero e diversidade e a modernização do sistema de tecnologia da informação.
  • Componente 4 - Administração do Programa, que representa 0,8% dos investimentos totais, considera a realização de auditoria e avaliação do Programa e a coordenação e monitoramento da execução do programa.

Com a assinatura do contrato de empréstimo que agora se materializa, é importante ressaltar a experiência adquirida pela Celesc na estruturação do Programa.

Muito mais do que simplesmente definir as categorias de investimentos, os trabalhos realizados pelo BID junto à Celesc resultaram na institucionalização da cultura de planejamento estratégico focado em resultados.

Cabe agora à Celesc executar o Programa, realizar os investimentos e atingir os objetivos e metas traçadas, com o compromisso de promover o fortalecimento institucional incentivado pelo agente de desenvolvimento, de tal forma que a Celesc passe a desenvolver seus trabalhos com ainda mais eficiência.

Saiba mais sobre o Programa BID Celesc em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1491

Licitações a Vencer

Veja as licitações a vencer da Celesc.

Licitações em Andamento

Veja as licitações em andamento.

Licitações Concluídas

Verifique as licitações que já foram concluídas.

Plano de Aquisição

Apresentaremos aqui materiais e informações relevantes sobre os planos de aquisição. Acompanhe as publicações e saiba como interagir com nossos processos.

Saiba mais

Estudos e Consultas Ambientais

Verifique o material disponibilizado sobre esse tema. Sempre que necessários novos materiais serão agregados aos já apresentados em nosso site.

Veja mais

Please publish modules in offcanvas position.